segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Açúcar - Obesidade e Diabetes

Os Riscos do Açúcar para obesidade e diabetes

O açúcar não está presente apenas em doces, frutas e refrigerantes, mas também em alimentos salgados como pães e massas, que se transformam em glicose dentro do organismo. A diferença entre eles esta na velocidade com que caem na corrente sanguínea: o doce leva poucos segundos, enquanto as moléculas dos demais podem demorar até uma hora para serem quebradas.

 Em excesso, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2, doenças que são facilmente evitadas, com atividades física e reeducação alimentar. 
Tomar uma bola de sorvete é o mesmo que comer uma colher e meia de sopa de açúcar. Veja tabela abaixo:




Apesar dos riscos, o açucar não e apenas um vilão: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele responda por 10% do consumo total de calorias diáris. Em colheres de sopa a quantidade não deve passar de quatro, o equivalente a 50 gramas.

Muitos não abusam do açucar no refrigerante, mas no café. Sem se dar conta, as pessoas adoçam o cafezinho durante o expediente e perdem a conta. Ao longo do dia, são vários copinhos. Quem toma cinco cafés, por exemplo, chega a consumir de 10 a 12 colheres d açucar.

Pessoal, fique de olho....... o açúcar está o tempo todo ao nosso redor!

Att,

Nut. Rubens Côrtes



Caminhar é Fundamental para definir barriga,bumbum e coxa?


Leitores,

Excelente Noite!

Uma dúvida que ocorreu hoje no consultório, deve ser a de muitos, que é Andar seria suficiente para firmar barriga,bumbum e coxas? 

Sim,porque irá acordar os músculos desacostumados ao estímulo e tonificar o que antes estava flácido.Mas é fundamental ter uma regularidade ( 3 x por semana no mínimo) e planejamento para obter outros resultados,como perder peso e melhorar o condicionamento físico.Os benefícios são proporcionais à intensidade do exercício.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pós-Carnaval!

Leitores,

Chegamos ao último dia de carnaval!

Pensando em manter o peso adequado para o Ano/2012.Tente manter uma regularidade entre atividade física ( O que se gasta) e alimentação adequada ( O que se come).



Deixaremos diariamente em nosso blog, dicas para alcançar o peso ideal..

Pós Carnaval- Procure ter como conduta quatro tópicos:



  • Consuma de 5 a 6 porções de frutas e vegetais por dia;
  • Tome muita água para evitar o efeito da ressaca;
  • Faça uma desintoxicação com alimentos que ajudam a desinchar, como frutas, verduras, água, cereais integrais, oleaginosas e laticínios magros;
  • Procure dormir bem nas noites seguintes,por pelo menos 8 h/noite.
Att,

Nut. Rubens Côrtes

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ALIMENTO GUARDA-SOL

Usar filtro solar é imprescindível para você proteger a pele dos efeitos negativos dos raios solares. Mas vale também apostar nos alimentos capazes de amenizar o fotoenvelhecimento, como melancia, melão, salmão, gérmen de trigo e folhas verde-escuras (espinafre, couve, rúcula e agrião). Segundo um estudo recente publicado na revista americana Nutrition & Healing, a ação protetora dessa turma está relacionada às vitaminas C e E. "Elas passam pela membrana celular e vão reparar o DNA alterado pela ação danosa dos raios ultravioleta", explica a Nutróloga ortomolecular Tamara Mazaracki, do RJ. As folhas verde-escuras também são ricas em ácido fólico, outra substância importante para a proteção cutânea. Mas como é rapidamente utilizada pelo organismo, deve ser consumida todos os dias, no almoço, no jantar e até no café da manhã, quando s folhas podem ser batidas no suco.

Fonte: Revista Boa Forma - Fev.2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O CARNAVAL

Os dias de folia do carnaval estão chegando e para todos que preferem o ritmo das agitações, é necessário apostar em uma boa alimentação para ter pique para encarar a folia.


 
O Carnaval está chegando e com as altes temperaturas da época, a melhor saída é apostar em um cardápio com alimentos leves, refrescantes e que forneçam energia para o corpo. Afinal, é preciso muita saúde e disposição para encarar os dias de folia sem perder o pique.

ANTES DO CARNAVAL

Para quem pretende eliminar alguns quilinhos até o carnaval, a dica é não apelar para dietas malucas e nem ficar sem comer por vários dias na tentativa de emagrecer rapidamente. Invista nas frustas, verduras, carnes magras, legumes, grãos e nos alimentos integrais, que saciam a fome por mais tempo.

DURANTE O CARNAVAL

Mesmo com toda a empolgação da festa, é preciso parar para se alimentar. O ideal é não ficar mais de três horas sem comer, mas atenção: evite comidas pesadas e gordurosas e que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e "roubam" a sua energia.

Sendo assim, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e prefira os de fácil digestão: saladas nutritivas, carnes grelhadas, cereais integrais, iogurte com granola e frutas, sanduíches naturais.

Outra dica de alimentação para o Carnaval é fazer uma refeição antes de sair de casa, caprichando nos carboidratos para garantir energia durante a festa. Coma pão integral, arroz, macarrão, batata, milho, mandioca.

Tão importante quanto cuidar da alimentação durante o Carnaval, é consumir muito líquido para manter o corpo hidratado. Além da água, outras opções são água de coco, sucos de frutas e até mesmo as bebidas isotônicas.

DEPOIS DO CARNAVAL

Depois de vários dias "pulando" Carnaval, é hora de voltar ao ritmo. Procure consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E e C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi.

Para quem passou da conta na bebida alcoólica ou exagerou na comida, uma dica para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio a proteína de soja. A proteína extraída dos grãos da soja ajuda na recuperação do fígado, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e até mesmo no supermercado.

Aproveite bastante e cuide da alimentação...






Nut. Rubens Côrtes




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EMAGRECER COM OS OSSOS EM FORMA

Boa tarde, lendo a Revista Saúde é Vital encontrei uma pesquisa bem legal para passar para vocês.

Uma pesquisa canadense aponta o que mais ajuda a secar a barriga sem enfraquecer o esqueleto.


 PROTEÍNA

Esse nutriente, muito encontrado em carnes, promove a saciedade. "E também compõe a massa óssea", ensina Andrea Josse, autora do trabalho, conduzido na Universidade McMaster.









CÁLCIO

Não é mistério nenhum que a carência do mineral do leite e de seus derivados compromete a integridade da ossatura. Mas fique sabendo que ele ainda esvazia as células que armazenam gordura.





 
 
 
 
ATIVIDADE FÍSICA

O tempo passado na academia aumenta o gasto energético, facilitando o emagrecimento."Fora isso, o impacto vindo dos exercícios estimula a formação dos ossos", revela Andrea.








 
VITAMINA D

A substância, presente no salmão e também oferecida através dos raios solares, dá carona para o cálcio chegar até seu destino final, seja ele fêmur, costea e companhia, seja o próprio adipócito.



Fonte: Revista Saúde é Vital / Jan-12

Abraços.
Nut. Rubens Côrtes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"O SUCESSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ"





Iniciar o blog está sendo algo mais que prazeroso, é mais uma conquista que estou podendo desfrutar e compartilhar com vocês. Trazer informações que possa mostrar melhorias na qualidade de vida  e no bem estar de cada um.

 Meu nome é Rubens Silva Côrtes, graduado em Nutrição pelo Centro Universitário de Belo-Horizonte (UNI-BH) no ano de 2005. Pós graduado em Nutrição Esportiva (Gama-Filho) e Nutrição Humana e Saúde (UFLA) e Obesidade e Emagrecimento (Gama-Filho). Atue em diversos seguimentos da nutrição desde restaurante Industrial ( Suzano/Celulose) e                  (Veracel/Celulose) com cerca de 10.000 refeições/dia, por um período de 4 anos, e desde 2009  coordeno o SND do Pronto-Socorro Municipal de Nanuque e Hospital Gecy Gomes, desenvolvo também um trabalho de Qualidade de Vida na Clínica ( Medicentro).



Mude... Isto tem o poder de enobrecer, curar, estimular, surpreender, abrir novas portas, trazer experiência nova e criar excitação na vida. Certamente vale o risco".
Lentidão para mudar normalmente significa medo do novo...


Nut. Rubens Côrtes